Key West – a joia da Florida Keys!
- Jeancarlos Marmentini
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2021

Estar nos Estados Unidos da América é ter a oportunidade de ficar próximo com o que há de mais inovador e ao mesmo tempo encantador em termos de viajem, conhecimento e novas experiências.
O país do cinema, retratado por milhares de filmes ao longo do século XX, deixou marcas na cultura contemporânea nos cinco continentes.
Praticamente hoje qualquer pessoa traz na memória algum registro cinematográfico de alguma cidade, região ou estado americano. O cinema sempre falou muito na Califórnia, Texas, Washington, Boston, New York, Miami e por aí vai.
É um país que nunca escondeu seus problemas e por muitas vezes até o potencializou para o mundo através da sétima arte.
Essa pequena introdução é só para deixar registrado pra você visitante que a América é um país incrível. Mesmo com a pequena abordagem que tivemos (cerca de um mês na Flórida entre Orlando e Miami), sentimos e ficamos impactados com o país.
Nos dias que estivemos em Doral-Miami, região metropolitana da capital da Flórida, utilizamos muito o carro para as visitas as praias, lojas, shoppings, fast foods e restaurantes.
Miami é assim como em praticamente todo o país, você é convidado a dirigir e explorar.
Em uma de nossas saídas, infelizmente já em meio ao caos do início da pandemia mundial decretada pela OMS (11/03/2020), decidimos explorar, mesmo com o risco de termos que voltar, o arquipélago da Florida Keys onde fica principalmente a charmosa cidade de Key West.


Este é um passeio que necessita de planejamento porque você gasta cerca de sete horas para ir e voltar, são pouco mais de 3h30 de estrada saindo de Miami. A ótima notícia é que você não sente a viagem.
Isso porque você transita exatamente por cima da água quase o tempo todo por cerca de 160 milhas, quase 270 km.
É de perder o fôlego imaginar que você está viajando entre o Golfo do México e o oceano Atlântico.

O arquipélago de Florida Keys é formado por cinco ilhas principais: KEY LARGO, ISLAMORADA, MARATHON, BIG PINE e KEY WEST.
Conhecida inicialmente como Flagler’s Railroad, a estrada virou a lendária Overseas Highway com paisagens deslumbrantes, 42 pontes, um imenso valor histórico e diversas opções de recreação.
Não é exagero dizer que a própria estrada pode ser considerada um destino de viagem.
Chegando a Key West, o final da Overseas Highway e o ponto mais ao sul dos Estados Unidos, o viajante é recepcionado por uma natureza exuberante, praias cristalinas, limpas e uma estrutura de primeiro mundo.
Algumas questões sobre Key West: os famosos John Audubon e Ernest Hemingway viveram na cidade.

Ernest Hemingway: é considerado um dos principais escritores norte-americanos.
Sua escrita influenciou a ficção do século XX. Ele venceu o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Prêmio Nobel de Literatura em 1954. Veio a falecer em 1961.
Um dos principais livros de Hemingway é O velho e o mar que retrata a história do velho pescador Santiago que não apanhava um peixe a 84 dias. A obra conta a história de um homem que convive com a solidão, sonhos e pensamentos, luta pela sobrevivência e a confiança na vida.
Outra obra renomada é Por quem os sinos dobram? Trata da Guerra Civil Espanhola. O livro narra três dias na vida de um norte-americano engajado a causa da legalidade na Espanha. Por meio desta obra, Hemingway conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país, em 1937, era apenas um aspecto da crise do mundo moderno.

A Casa Ernest Hemingway foi a residência do escritor americano na década de 1930. A casa está situada na 907 Whitehead Street, em frente ao farol de Key West, perto da costa sul da ilha.
Em Key West você pode passear pela cidade a pé como fizemos, de bicicleta ou bonde e apreciar a vila, teatros, museus, galerias, cafés na calçada e pubs lendários.




A pandemia nos atrapalhou um pouco com alguns destes acessos, mas a sensação de estar em um lugar convidativo, um tanto bucólico, aconchegante e ainda por cima quente e litorâneo, é algo que jamais iremos esquecer.



Dica:
Quando você viaja especialmente para fora do país, poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário. Com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS economizando o aluguel deste equipamento para o carro, além de estar conectado com as várias redes sociais.
Outra dica importante diz respeito ao uso do cartão. Os países possuem políticas próprias com as bandeiras de cartão de crédito. Tem lugar que aceita o débito/crédito e outros que você só paga no crédito. EUA é um caso! Em terras americanas você paga tudo (hotel, carro, comida, jogos, passeios) só no cartão de crédito.
Então fica a dica, se vai viajar para a América tenha um limite alto no crédito para não passar sustos.
Comments