top of page
Buscar

Porto – a cidade que virou nome de vinho!

  • Foto do escritor: Jeancarlos Marmentini
    Jeancarlos Marmentini
  • 10 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Visitar a cidade do Porto é estar mergulhado na história portuguesa e europeia.


Porto se consolidou ao longo do tempo como um dos mais importantes portos da Europa por ser um local de livre comércio com países de várias partes do mundo.

A região metropolitana conta com mais de 1,7 milhão de habitantes. Já a cidade de Porto é a segunda maior de Portugal, atrás apenas da capital Lisboa.


Situada no norte do país na desembocadura do rio Douro, Porto é um lugar especial, talvez pelo ar de decadência que invade a cidade, talvez pela vida agitada que se respira. Seus bairros elegantes e vilas senhoriais se opõem às ruelas estreitas e antigas da cidade.


A UNESCO declarou Porto Patrimônio da Humanidade.


Esta é uma cidade que recomendo você visitar caminhando, andando por suas ruas estreitas, entrando em seus cafés, contemplando suas praças e o seu centro histórico que reúne a estação de trem, torre e igreja dos Clérigos, a livraria Lello, sem contar com os ótimos restaurantes disponíveis a quem desejar.


À noite, passear ao lado da Ribeira do rio Douro é incrível.


O Mercado do Bolhão é um local encantador e saborear os vinhos que levam o nome da cidade são algumas das coisas que se pode fazer sem gastar muito dinheiro e enriquecendo a sua bagagem cultural que para mim é o mais importante.

História: na história da cidade, Porto era uma pequena aldeia a margem do rio no tempo dos romanos. Na época era chamada de Portus Cale e era uma parada obrigatória na rota entre Braga e Lisboa.

No ano de 456 foi tomada pelo rei visigodo Teodorico II. Os visigodos governaram a cidade até o ano de 716, quando foi conquistada pelos árabes.


A permanência muçulmana no Porto durou até a reconquista pelo rei Afonso I de Astúrias. Após a reconquista foi quase que abandonada e em 880, o último rei asturiano Afonso III, o Magno, ordenou que o Porto fosse repovoado.

O responsável pela independência do condado Portulacense foi Afonso Enriques, filho de Teresa e Henrique de Borgonha. Em 1138 ele venceu a batalha de Ourique contra um exército de muçulmanos, leoneses e castelhanos. Essa data é considerada a base da independência de Portugal.


Cinco anos depois, em 1143, o conde Afonso Henrique conseguiu ser reconhecido como rei de Portugal pelo rei Afonso VII de Leão, com o nome de Afonso I Henrique, consolidando a independência de Portugal.


Com os descobrimentos Portugal enriqueceu.

Se tornou o centro europeu do comércio marítimo e seus portos, entre eles Porto, viveram uma época de forte dinamismo. A cidade chegou a ser líder na indústria portuguesa de construção de navios.


No ano de 2001, Porto, junto com Rotterdam, foi intitulada a capital cultural da Europa. Em homenagem foi construído o auditória Casa da Música em Boavista.

Igreja dos Clérigos: construída entre 1735 e 1748 em estilo barroco, a igreja possui uma torre que é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

A torre dos Clérigos é a torre mais alta de Portugal com 76 metros de altura e mais de 200 degraus que proporcionam uma vista panorâmica privilegiada da cidade.

Na subida são 49 sinos formando um grande carrilhão de concerto. Cuidado para não se assustar caso você dê o azar de vê-los tocar exatamente quando você estiver ali. Mas a subida compensa, a vista da cidade é magnífica.

A igreja e a Torre dos Clérigos são algumas das visitas mais importantes de Porto.


Bairro da Ribeira: é um dos lugares mais importantes dentro do centro histórico do Porto. É o local situado na ribeira do rio.

Você conhece tanto através do passeio de city tour através dos ônibus azuis, vermelhos e amarelos (que são incríveis), ou pode conhecer a pé, a caminhada é longa porque margeia o rio Douro, mas vale a pena demais.

As coloridas e decoradas fachadas atraem a atenção de todos os visitantes. Tanto as que seguem o Douro e se refletem nele e você contempla melhor olhando da Vila Nova de Gaia, que fica na margem oposta, quanto nas que fazem parte do labirinto de ruas que formam o bairro de Ribeira.

Livraria Lello: a livraria mais bela e popular de Portugal e uma das mais bonitas da Europa foi construída em 1906 por Francisco Xavier Esteves.


Em estilo neogótico, possui em seu interior detalhes antigos que deixam um ambiente capaz de transportar o visitante para um século atrás.

As estantes de madeira são enormes, cheias de livros que vão até o teto, o que é impressionante.


A escada é belíssima, toda de madeira talhada e está no centro da loja e o vitral do teto é um projetor natural de luz, o que deixa o cenário incrível.



A maior notoriedade ganha pela livraria se deu com a lenda urbana de que J.K. Rowling se inspirou neste local para escrever a saga Harry Potter. Lenda ou não, quem visita acredita de fé, que o autor até chegou a frequentar a livraria. Isso fica no imaginário popular.


José e António Lello nasceram em Santa Marta de Penaguião e são filhos de um proprietário rural. José Lello era um homem de cultura, amante da leitura, dos livros e da música e constituiu a sociedade José Pinto de Souza Lello & Irmão, com seu irmão António Lello. Na cidade eram conhecidos como os irmãos unidos.

Estação São Bento: a estação de trens de São Bento - Estação Ferroviária de Porto - São Bento, é uma das estações que mais chamam a atenção em Portugal. No Porto é um ponto obrigatório para visitar.

Construída no início do século IX sobre os restos do antigo convento de São Bento de Ave Maria, o local ainda conserva esse ar melancólico e antigo que caracteriza a cidade de Porto.


Em seu interior você irá ver um hall decorado com mais de 20.000 azulejos nos quais se retrata a história de Portugal.


De São Bento você pode pegar algum dos trens com destino à zona dos vinhedos ou para algum dos pequenos vilarejos da região, destaque para as cidades de Guimarães, Braga e Viana do Castelo.


Veja um pouquinho do que é fazer um passeio de ônibus - City Tour, por dentro da cidade e arredores de Porto:

Dica: Uma boa alternativa para visitar o Porto é pegar um ônibus turístico que faz o passeio guiado pela cidade. Com quase dez opções de idiomas para acompanhar, você vai passando e conhecendo os principais locais da cidade. O preço fica na faixa dos 20,00 EUR para adultos e 10,00 EUR para crianças até 12 anos. A duração do circuito é de aproximadamente 1h 40min e as entradas e saídas do ônibus são ilimitadas. Tanto as rotas blue, red e yellow, são atrativas, com tempo não ultrapassando as duas horas e ofertando muitos locais para visitar.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Jeancarlos Marmentini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page